Jornada Formativa
O que é?
Uma formação teórico-prática de educação baseada na Natureza, considerando uma perspectiva Integral, envolvendo diversidade de referências teóricas, casos e relatos de experiências – da educação infantil ao ensino médio – práticas de transformação dos espaços educativos e registros do percurso que serão compartilhados no Fórum Regional de Sustentabilidade.
Objetivos
Fortalecer e ampliar a prática educativa de profissionais de educação pautada em uma visão centrada na Natureza.
Apresentar a compostagem e o jardim agroecológico diretamente relacionados como elementos educadores.
Contribuir com a transformação do espaço físico de duas escolas da rede municipal para que seja unidade demonstrativa de pátio naturalizado/sustentável.
Realizar registro sistematizado do processo formativo para ser compartilhado no Fórum Regional de Sustentabilidade.
Para quem?
O convite é para todas e todos os profissionais da educação – desde professores, monitores até pessoas que compõem a equipe de serviços gerais, cozinha, auxiliares.
O importante é que as pessoas se inscrevam na jornada por uma adesão voluntária e pelo interesse no tema educação e natureza.
Como vai funcionar?
A Jornada acontece de modo híbrido, no período de agosto a dezembro de 2024.
Carga Horária: 50horas
Sendo 42h diretas de formação, considerando encontros virtuais e presenciais e 8h de dedicação aos estudos de forma assíncrona.
5 encontros online – duração de 2h cada
2 Módulos presenciais
- Setembro – duração de 4h.
- Novembro – duração de 8h.
Vagas disponíveis: 40 vagas
- Aberto para profissionais que trabalhem em
ambiente escolar (professores, gestores,
coordenadores, zeladores, cozinheiras, etc.) - Profissionais de qualquer escola do munícipio
de Congonhas, MG podem se inscrever até o
preenchimento das vagas.
Encontros on-line:
21/08/24 – Apresentação da jornada formativa e dos elementos: compostagem e plantio
02/10/24 – Aprofundamento sobre a compostagem
16/10/24 – Aprofundamento sobre plantio
30/10/24 – Como incluir os elementos no plano de aula – elemento educador
27/11/24 – Plano de aula – parte II e avaliação
Encontros presenciais:
18 à 20/09/24
18/09: Estratégias pedagógicas, a composteira
como elementos educativo e suas conexões.
19 e 20/09: Cocriação da composteira na escola
com professores representantes e participação
dos estudantes. Criando intimidade com o solo,
reconhecimento dos seres que beneficiam a
compostagem.
- Local (19/09): Escola Municipal Fortunata de Freitas Junqueira
- Local (20/09): Escola Municipal Augusto Silva
21 à 23/11/24
21/11: Diversidade de estratégias pedagógicas. O
plantio como prática pedagógica, a naturalização
dos ambientes escolares.
- Local: Escola Municipal Fortunata de Freitas
Junqueira
22/11: Cocriação de canteiros e plantio, escolha do
local, cocriação do design, preparo dos canteiros,
adubação e cobertura, plantio consorciado
(plantas companheiras). Envolvendo professores
representantes e estudantes.
- Local: Escola Municipal Augusto Silva
23/11: Espaços educadores e a educação baseada
na Natureza.
Certificado de participação ofertado pelo
Instituto de Agricultura Orgânica Origem
Carol Antunes
Bióloga pela UFSCar, permacultora pelo IPEMA e pedagoga pela FACON. Trabalha com educação para sustentabilidade desde 2011, criando causas e contextos para (re)conectar pessoas à natureza. Atuou como professora na Escola da Toca, na Fazenda da Toca Orgânicos e foi assistente pedagógica e formadora do projeto TiNis – Terra das Crianças, do Instituto Alana, atuando em diversos municípios de norte a sul do Brasil.
Olívia Gomes
Geógrafa pela UNESP e pós graduada em Gestão de Projetos pela USP, trabalha com Agrofloresta desde 2014. Atuou com Ernst Gotsch na Fazenda da Toca, foi gestora Agricola no Sitião Agroflorestal, foi voluntária na Schumacher College UK e atualmente é gestora de projetos que fomentam a agricultura familiar e agroecologia.
Mônica Passarinho
Nasceu e cresceu no cerrado, em contato direto com a Natureza. É curiosa por como aprendemos. Bióloga pela UnB – Universidade de Brasília, é educadora, atua tendo a Natureza como mestra nos processos educativos, garantindo sua presença nos espaços e nas relações. Atua em consultorias para gestão participativa e em formação de professores por meio de experiências de solitude com a Natureza selvagem, transformação dos espaços físicos e promovendo o autodesenvolvimento.
Flávio Pereira
Agroecólogo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalha com Agrofloresta Regenerativa desde 2016. Atua desenvolvendo sistemas agrícolas, prestando consultorias e com educação ambiental. Instrutor do Instituto Origem, tem como fonte maior de inspiração os processos da natureza e busca com seu trabalho ajudar a promover a abundância.